Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ONDE VER A F1? GLOBO OU SPORTV


Comentário semanal sobre a programação esportiva, por Albio Fabian Melchioretto (albiofabian@gmail.com).

A F1 terminou como mais jovem tetracampeão da história, mas somente agora venho por falar dela e das transmissões. Por anos a fio vinha acompanhando a competição ao vivo e neste ano deixei de fazer. Esta mudança de hábito me fez perceber as diferenças gritantes que existem entre os dois canais exibidores.

A Rede Globo há tempos vem adotando uma postura ufanista. Domingo passado durante as primeiras voltas enquanto Felipe Massa estava na liderança Galvão Bueno e sua trupe pareciam esquecer da estratégia dos pneus de Massa e de seus adversários. Gritava como se seus berros fossem mais fortes que o motor da Ferrari do brasileiro. Queriam aos gritos impulsioná-lo à vitória. Não quero acreditar que a leitura do narrador tenha sido verdadeira, porque se fosse, seus anos de experiência foram em vão. Penso que seus berros apoteóticos foram apenas o retrato de um animador de picadeiro. Não vi as voltas finais, mas graças ao YouTube e comentários na rede me deparo com o patético em tom maior: “é tetra, é tetra, é tetra, é tetra”. Os que viveram em 1994 sabem o que estou falando. Galvão comemorou o tetra aos berros superiores aos de Vettel que ao rádio falou ‘yes, yes, yes’. “Faltou só mais uma para dar quatro” afirma o narrador.

Gostaria demais de ver Reginaldo Leme comentando ao lado de Lito Cavalcante. O canal Sportv faz a F1 de maneira ponderada. Narrador e comentaristas protagonizam um longa conversa e envolvem os telespectadores via redes sociais virtuais. Mas a conversa é em alto nível. O narrador não corta o comentarista com assuntos aleatórios. Os debates são montados a partir de questões técnicas. Até mesmo as especulações são ponderadas. O grande problema é ver a competição em horário deferido. Mas, para os que gostam de velocidade vale a pena, já para os amantes dos gritos de picadeiro, esta transmissão não é a mais adequada.

Não fiquei emocionado a moda de Bueno, mas como a equipe do Sportv também fique “arrepediado” com a referência de Vettel ao carro, a equipe e a conquista. Em meu blog escrevi algumas linhas sobre a cena mais encantadora da atual temperada, veja o post clicando aqui.

Site Oi TV News seu melhor Site.

Esta opinião é pessoal e nada representa a opinião oficial do site e de seus organizadores.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger