Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

OS NOVOS CANAIS ESPORTIVOS QUE CHEGAM AO BRASIL



Comentário semanal sobre a programação esportiva, por Albio Fabian Melchioretto (albiofabian@gmail.com).

A passagem de ano reserva aos amantes do esporte mais que champagne e fogos de artifícios na praia. Ela reserva a entrada de dois canais esportivos novos: Esporte Interativo Nordeste e Fox Sports 2. Por ora apenas um está confirmado na OiTV, o canal parceiro do grupo Turner. Mas quero hoje falar das perspectivas da adição de dois novos canais na televisão fechada brasileira. Por falar em Brasil, somos o país da América do Sul com a maior quantidade de canais esportivos disponíveis, embora nenhuma operadora carregue todas as ofertas de canais.

Mas vamos falar do que de fato interessa, os dois novos canais. Para o mês de dezembro há previsão do primeiro canal de esporte regionalizado do país. O Esporte Interativo traz para cá algo que há anos vem dando certo nos EUA. O Esporte Interantivo Nordeste (já fora canal temporário para transmissão de jogos na Copa do Nordeste 2013). Na grade de transmissão já estão confirmados: Copa do Nordeste 2014 e de seis campeonatos estaduais: Potiguar, Sergipano, Alagoano, Piauiense, Maranhense e Paraibano. O campeonato Cearense terá seu espaço confirmado a partir do ano de 2015. A equipe será formada por um grupo de profissionais de diversos estados da região. Cabe lembrar que esta região é aquela que mais “engorda” os números de assinaturas na TV fechada nos últimos meses.

O outro canal é praticamente uma necessidade frente ao número de competições mostradas no canal principal. Ele é o Fox Sports 2. O canal terá em sua vitrine o Argentino, Italiano e Inglês, adquiriu recentemente o Alemão; além dos continentais Libertadores; Sul-Americana e Champions da Concacaf, como os principais torneios de futebol. Mostra a Nascar e promete programates da F1 e claro a vedete de 2014: FIFA WORLD CUP BRASIL. Tudo isso não cabe em apenas um canal, se faz necessário a criação de outro para dar conta dos eventos simultâneos. Para que a ideia seja possível, a Fox promete fundir os canais Fox Life e Bem Simples, ambos de estilo de vida. A manobra visa “vagar” um espaço no line-up das operadoras. A Fox pretende evitar a confusão que foi a estreia de seu canal esportivo em março de 2011. Além do Brasil, a fusão está sendo negociada com operadoras de TV paga na América Latina (Fox Life – Utilíssima). Esperamos que para cá não tragam o conceito de Fox Sports Premium que há em alguns países hermanos.

Quem ganhará com tudo isso? O espectador, o assinante, o torcedor... quanto maior for a quantidade de canais, de quaisquer gêneros ganha aquele que contrala o controle. Possibilidades significam possibilidades de escolhas. Não sou torcedor de operadora ou programadora, sou torcedor da liberdade de escolha e de querer mais. Quem serão os próximos depois destes?


Site Oi TV News seu melhor Site.
Esta opinião é pessoal e nada representa a opinião oficial do site e de seus organizadores.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger