Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO, VAMOS VER?

Comentário semanal sobre a programação esportiva, por Albio Fabian Melchioretto.

Nobre leitor, você pararia para assistir uma partida de mulheres na televisão?
Antes que alguém me acuse de machismo quero explicar que estou apenas provocando-lhe. E já me adianto respondendo que eu prestigio. Ao mesmo tempo sinto em ver que nos tempos olímpicos os comentaristas de plantão aproveitam para aparecer afirmando que falta incentivo ao futebol feminino brasileiro, agora que temos, poucos aparecem para defender.

A CBF em pareceria com a Caixa Econômica Federal (alguém ainda a chama assim?) e com apoio do Ministério do Esporte anunciou nos últimos dias a criação do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. O banco estatal entra com R$10 milhões. Os 20 clubes participantes terão 25 passagens aéreas custeadas em partidas acima de 500 quilômetros de distância da sede. Abaixo disso, o transporte será feito por ônibus leito. Hotel e alimentação também serão pagos pela CBF – que não faz nada além de sua obrigação –, que dará uma 'ajuda de custo' de R$ 5 mil por jogo aos clubes visitantes. A competição começou ontem, 19 de setembro e terá sua finalíssima marcada para 04 de dezembro. Por ora estão confirmados 20 clubes. Das grandes camisas, apenas o Vasco da Gama terá equipe em campo. Vejo que falta os grandes clubes apostarem nesta modalidade. Serão 20 equipes, que serão divididas em quatro grupos de cinco na primeira fase. Serão jogos de ida entre as equipes da mesma chave e os dois primeiros de cada um avançam. Na segunda fase, divididos serão jogos de ida e volta.

Os clubes participantes são: Francana (SP); Rio Preto (SP); Duque de Caxias (RJ); Centro Olímpico (SP); América (SP); Vasco da Gama (RJ); Ascoop (DF); ADI Foz (PR); Kindermann (SC); São José (SP); Vitória (PE); Caucaia (CE); São Francisco (BA); Mixto (MT); Botafogo (PB); Tiradentes (PI); Viana (MA); Iranduba (AM) e Pinheirense (PA).

Mas onde poderá se ver tudo isso? O canal FOX Sports por três temporadas mostrará partidas ao vivo. Outro vínculo também foi firmado com o BandSports, que exibirá os jogos em horários alternativos. A Band terá boletins com gols e lances, além de propagandas da competição. Os valores da transmissão não foram revelados. A projeção é otimista para que o Brasileiro torne-se fixo no calendário. Mas não há garantias para tal. Tal iniciativa, mesmo que o pano de fundo é o lucro, as empresas envolvidas merecem ser parabenizadas. Não há como fazer esporte no Brasil sem a presença de mídias. Mas temo que um campeonato escanteiado pela grande mandatária, tenha o mesmo destino que outros por aqui. As emissoras não detentoras dos direitos deveria deixar de lados questiúnculas sempre presentes e unir-se em torno da causa promovendo esta iniciativa.

Site Oi Tv News seu melhor Site.

Este que vos escreve pode ser encontrado pelo e-mail albiofabian@oi.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger